Prêmio Escola Transformação 2022

Sobre o Prêmio

O Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar  nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Participam do Prêmio Escola Transformação 2022 as escolas de ensino regular que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou na 3ª série do ensino médio (tradicional e integrado), desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.

O prêmio é dividido em 3 edições e concede até 1.050 (um mil e cinquenta) prêmios para as unidades escolares da rede estadual de ensino. 

Nesta página você poderá consultar as informações relativas ao Prêmio Escola Transformação 2022. Para melhor apresentação do conteúdo, esta página encontra-se dividida em 10 partes, além desta seção introdutória. São elas: 

1- Principais mudanças entre a Premiação de 2022 e 2021

1.1 Aumento na quantidade dos prêmios

Em 2022 houve um aumento de Prêmios de 1.000 (um mil) para 1.050 (um mil e cinquenta) prêmios, sendo 350 prêmios para cada Edição da premiação. Cada escola poderá receber de R$100 mil a R$300 mil na segunda edição do prêmio, a depender dos níveis de ensino premiados, e, na terceira edição, a escola premiada pode receber até R$ 600 mil, conforme as regras estabelecidas.

1.2 Premiações concedidas por nível de ensino e Porte da Escola.

As premiações concedidas em cada nível de ensino foram distribuídas em 4 grupos distintos de portes de escolas. A classificação por porte de escola será realizada conforme o número de estudantes matriculados e enturmados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), segundo a divisão abaixo:

Porte 1 (um): até 250 matrículas ativas;

Porte 2 (dois): entre 251 e 500 matrículas ativas;

Porte 3 (três): entre 501 e 1.000 matrículas ativas; e

Porte 4 (quatro): mais de 1.000 matrículas ativas.

*OBS:   I -Os portes são definidos apenas uma vez ao ano.

II - Serão consideradas, na classificação do porte, somente as matrículas ativas nos níveis e modalidades de ensino participantes do Prêmio.

1.3 Alteração nos critérios de elegibilidade.

Para serem elegíveis ao prêmio, as escolas devem atender ao percentual mínimo de participação dos estudantes nas avaliações da aprendizagem aplicadas. 

Como as escolas retomaram as atividades presenciais, o acesso de professores às ferramentas da Secretaria deixou de ser indicador de elegibilidade no Prêmio 2022 e o percentual mínimo de participação em Ciências da Natureza e Ciências Humanas passou a ser de 80% - como em Língua Portuguesa e Matemática - para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  

1.4 Alteração na forma de publicação e divulgação do Prêmio.

Serão disponibilizados aos gestores de escolas e regionais relatórios com resultados preliminares da apuração dos indicadores que constituem o prêmio. A partir da disponibilização desses resultados, as escolas terão até 5 (cinco) dias úteis para interpor recursos, apontando possíveis inconsistências nos resultados apurados. Após análise dos recursos e recálculos necessários, a lista de escolas premiadas será oficialmente publicada no DOEMG. Desta forma, haverá uma única publicação de escolas premiadas.

1.5 Nova regra para o caso de não haver escolas elegíveis para premiação.

Caso a quantidade de escolas elegíveis ao prêmio seja insuficiente para cobrir a quantidade de prêmios a serem distribuídos em determinada categoria, nível de ensino e porte, os prêmios não concedidos serão redistribuídos para escolas de outros portes, dentro do mesmo nível de ensino e categoria. Persistindo prêmios a serem alocados por insuficiência de escolas elegíveis nos demais portes, os mesmos poderão ser distribuídos em outra categoria e porte, no mesmo nível de ensino.

1.6 Variação mínima para concorrer à categoria II da segunda e terceira edições do Prêmio. 

Nas segunda e terceira edições do Prêmio, na categoria II, quesito de maiores variações, serão premiadas somente escolas com Inest maior ou igual a 4 (quatro), no ensino fundamental, ou maior ou igual a 3 (três), no ensino médio.

1.7 Número mínimo de estudantes matriculados nos últimos anos de escolaridade dos níveis de ensino.

Participam do Prêmio as escolas de ensino regular que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou na 3ª série do ensino médio (tradicional e integrado).


Acesse AQUI o arquivo destas principais mudanças entre as Resoluções do Prêmio de 2021 e 2022

2- Linha do Tempo

Linha_do_Tempo2022_Parte1e2(atualizacao3)16122022.pdf

Documentos citados na linha do tempo

O Prêmio Escola Transformação 2022 foi anunciado no dia 21/02/2022, em um café da manhã realizado com os gestores das 12  escolas que foram premiadas no ano de 2021. 
Publicação da Resolução SEE Nº 4.714 de 21 de fevereiro de 2022, que institui o Prêmio Escola Transformação 2022 e traz informações  quanto às edições, quantidade de prêmios a serem distribuídos para as escolas, indicadores utilizados, formas de cálculos e percentuais, regras e distribuição dos prêmios entre os níveis de ensino (Anos Iniciais do Ensino fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). 
O referido memorando menciona a Resolução SEE Nº 4.714/2022 e apresenta o cronograma de ações com informações complementares para serem acompanhadas durante o processo da primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022. 

Este memorando complementa às informações prestadas no Memorando-Circular nº 1/2022/SEE/DAAP, e, indica as datas atualizadas, as informações a serem acompanhadas durante o processo esclarecendo sobre a interposição de recursos.

Dispõe sobre os resultados finais da 1ª Edição do Prêmio Escola Transformação 2022 e divulga lista final de escolas premiadas dos níveis de ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O referido memorando anuncia o início da 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação 2022, esclarece a quantidade dos prêmios distribuídos por portes, informa os indicadores calculados, especifica sobre os critérios dos indicadores de desempate e elegibilidade, explica o período de interposição de recursos, o uso dos recursos financeiros, além de outras informações traz o cronograma com datas de ações previstas.

Comunica alterações nos prazos dispostos no Memorando Circular n° 6/2022/SEE/DAAP (48625459), com fins de interposição de recursos contra os resultados da segunda edição do Prêmio Escola Transformação 2022.



Dispõe sobre os resultados finais da 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação 2022, instituído pela Resolução SEE nº 4.714/2022 e divulga lista final de escolas premiadas e também que tiveram crescimento no IDEB 2021 dos níveis de ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
Informa a data de disponibilização dos resultados preliminares da 3ª Edição do Prêmio Escola Transformação 2022, e que os mesmos poderão ser consultados no Portal Simave e no Painel de Resultados do Prêmio. Dispõe de mais informações específicas sobre a premiação, conforme a Resolução SEE n° 4.714/2022, além de apresentar cronograma com datas de ações previstas.
Divulga lista final de escolas premiadas na 3ª Edição do Prêmio Escola Transformação 2022, dos níveis de ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme disposto no art. 10 da Resolução SEE nº 4.714/2022.
  • 12/12/2022 - Memorando-Circular nº 15/2022/SEE/DAAP
O referido memorando convida as Superintendências Regionais de Ensino e gestores escolares para participarem do Encontro Virtual do Prêmio Escola Transformação 2022. O Encontro Virtual foi promovido como forma de agradecimento à rede estadual de ensino de Minas Gerais pelos esforços empreendidos e pelos bons resultados obtidos. Contou com a presença do Secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, a Subsecretária da Educação Básica Izabella Cavalcante, Superintendente de Avaliação Educacional Júlia Drumond e convidados de Superintendências Regionais e de Escolas.
  • 14/12/2022 - Encontro Virtual do Prêmio Escola Transformação 2022

3- Indicadores do Prêmio

O Prêmio Escola Transformação, em suas 3 edições, leva em consideração indicadores de elegibilidade, de premiação e de desempate. 

Na primeira edição, as escolas serão premiadas conforme a taxa de participação dos estudantes em cada nível de ensino, em todas as áreas de conhecimento avaliadas na Avaliação Diagnóstica 2022.

Na segunda e terceira edição, as escolas são premiadas a partir do Inest, que leva em consideração os indicadores de fluxo e desempenho dos estudantes. 

Podem participar das três edições do prêmio, apenas as escolas que atenderem aos critérios de elegibilidade considerando as respectivas Avaliações Sistêmicas da Aprendizagem.

Para acesso e visualização dos resultados de sua escola clique no link: 

Ao entrar na página clique no ícone de "Login" que aparece no topo da página e insira o e-mail institucional de sua escola/SRE com a respectiva “senha”, se necessário.

Para mais informações, acesse o Guia do Painel de Indicadores do Prêmio Escola Transformação 2022.

*OBS: Para a primeira edição do Prêmio, as taxas de participação dos estudantes na Avaliação Diagnóstica serão consideradas como o Indicador de Elegibilidade; o Indicador de Premiação; e o Indicador de Desempate.

Cada um dos indicadores é detalhado a seguir.

3.1 Indicador de Elegibilidade

Indicador de elegibilidade é definido como aquele que torna as escolas elegíveis ao Prêmio. Para todas as edições, será utilizado 1 indicador de elegibilidade que é a participação dos estudantes conforme os critérios especificados abaixo:

Participação dos estudantes nas Avaliações Sistêmicas de Aprendizagem oferecidas pela SEE

Importante lembrar que o estudante é contabilizado como participante da avaliação se preencher ao menos três respostas por área de conhecimento avaliada.

3.2 Indicador de Premiação

Indicador de premiação é definido como aquele que será utilizado para classificar as escolas. 

Na primeira edição, o indicador de premiação é a taxa de participação dos alunos, em cada nível de ensino, em todas as áreas de conhecimento avaliadas na Avaliação Diagnóstica 2022.


O indicador de participação é calculado pela razão entre: o número de estudantes presentes (avaliados) e o número de estudantes esperados (matriculados) em cada nível de ensino. Ou seja, o total de estudantes que preencheram ao menos três respostas do teste em cada área de conhecimento avaliada, dividido pelo total de estudantes enturmados no Simade (Sistema Mineiro de Administração Escolar) até o último dia de aplicação da avaliação.

Nas segunda e terceira edições do Prêmio, os indicadores de premiação foram nomeados como Inest, sigla que significa “Índice Escola Transformação” e foram definidos como Inest-1, Inest-2 e Inest-3, conforme as avaliações sistêmicas de aprendizagem aplicadas. Em outras palavras, Inest-1 levará em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica de 2022; Inest-2 levará em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral 2022 e, por fim; Inest-3 levará em consideração os resultados da Segunda Avaliação Trimestral 2022. A metodologia de cálculo do Inest foi inspirada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Neste sentido, para o cálculo do Inest são levados em consideração o indicador de Fluxo e o indicador de Desempenho. 


O indicador de fluxo se assemelha à aprovação do estudante, tendo como base o bimestre de referência da premiação. Para seu cálculo, utiliza-se a frequência e notas bimestrais dos estudantes nos componentes curriculares obrigatórios que geram reprovação. Neste cálculo são levados em consideração todos os anos de escolaridade que compõem o nível de ensino (Anos Iniciais, Anos Finais ou Ensino Médio). Os detalhes relacionados à fórmula de cálculo e às matrículas consideradas podem ser consultados no Anexo da Resolução que institui o Prêmio Escola Transformação de 2022.

Esse indicador é obtido pela média padronizada da proficiência em  Língua   Portuguesa e  Matemática em determinado nível de ensino avaliado. A padronização é realizada através da proficiência média dos estudantes produzida na mesma escala do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Os detalhes relacionados à fórmula de cálculo e às matrículas consideradas podem ser consultados no Anexo da Resolução que institui o Prêmio Escola Transformação de 2022.

3.3 Indicadores de Desempate

Indicadores de desempate são utilizados para desempatar escolas na classificação gerada. São eles: 

Para a primeira edição:

Para a segunda e a terceira edições:

4- Informações importantes, Bases de Dados e Datas de Referência

Conforme indicado na Resolução SEE nº 4.714/2022: 


1ª Edição:


2ª Edição:


3ª Edição:


5- Monitoramento dos Indicadores

Cada gestor de unidade escolar poderá acompanhar a taxa de participação da avaliação por meio do portal Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública) durante a aplicação dos testes. 

Além disso, a Diretoria de Avaliação da Aprendizagem (DAAP) irá disponibilizar aos gestores escolares um relatório de indicadores, com as seguintes informações:

6- Prêmios

As premiações serão realizadas por etapa de ensino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Assim, a escola pode concorrer a mais de uma categoria de premiação (conforme etapa de ensino), de acordo com o seu porte. Na 1ª edição estão previstos 350 prêmios e as escolas premiadas serão prestigiadas com menção honrosa. 

Na 2ª edição, haverá a premiação de 100 mil reais por etapa vencedora em cada escola. E, na 3ª edição, o valor é de até R$ 200 mil* reais por escola. 

A Segunda e a Terceira edições também contarão com até 350 prêmios destinados às unidades escolares:

1ª Edição: menção honrosa - 350 prêmios


2ª Edição: 100 mil reais por etapa premiada - 350 prêmios

Categoria 1: Maior "Inest-2":  

Categoria 2: Variação entre o Inest-1 e o Inest-2: 


3ª Edição: até R$ 200 mil* reais por escola - 350 prêmios

Categoria 1: Inest-3: 

Categoria 2: Variação entre o Inest-2 e o Inest-3: 

* Os R$ 200 mil reais por etapa premiada serão pagos da seguinte forma: a escola premiada na 3ª Edição receberá 100 mil reais e, somente depois de confirmado    o aumento no indicador de desempenho do Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica) 2022, do nível de ensino premiado em relação ao calculado para a edição anterior (2021) é que receberá os outros 100 mil reais que serão pagos no ano de 2023. Sendo assim, nem todas as escolas premiadas na última edição serão agraciadas com o valor de 200 mil reais. Na situação das escolas que foram impedidas de realizar as avaliações do Proeb em 2021, por motivo de restrição normativa, serão utilizados como substituição os resultados do Proeb 2019.

É importante destacar que na 2ª e 3ª Edições uma mesma escola não poderá concorrer à premiação das duas categorias no mesmo nível de ensino. Ou seja, escolas premiadas na categoria 1 não participam da premiação na categoria 2.

Os valores financeiros recebidos pelas escolas premiadas deverão ser utilizados com a escolha de um ou mais Projetos Pedagógicos, de acordo com o limite do valor do prêmio. Disponibilizamos um Portfólio contendo diversos projetos que podem ser consultados e escolhidos. Para mais informações, consulte a seção do Portfólio (item 8), abaixo. 


7- Interposição de Recursos

Após a divulgação preliminar dos resultados do prêmio, será aberto por 5 (cinco) dias úteis o período de interposição de recursos à SEE contra os resultados dos indicadores. As escolas que manifestarem interesse em interpor recursos deverão preencher o formulário eletrônico específico no Portal SIMAVE   (https://avaliacaoemonitoramentosimave.caeddigital.net/#!/login).


1ª Edição

Os tipos de recurso para 1ª Edição do Prêmio Escola Transformação poderão ser destinados à revisão do seguinte indicador de premiação e elegibilidade:

(I) Taxa de participação na Avaliação Diagnóstica;

A solicitação de recursos deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios.

As orientações detalhadas sobre o processo de interposição de recursos pelas unidades escolares estarão disponíveis neste link  Guia de Recursos da Escola. 


2ª Edição

Os tipos de recurso para a 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação poderão ser destinados à revisão dos 

seguintes indicadores de premiação e/ou elegibilidade/desempate:

(I) Taxa de participação na 1ª Avaliação Trimestral; e

(II) Resultado da 1ª Avaliação Trimestral.


Vale destacar que é necessário preencher um formulário para cada tipo de recurso, caso o responsável pela unidade escolar pretenda interpor recursos para mais de um critério.


A solicitação de recursos deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios.

As orientações detalhadas sobre o processo de interposição de recursos pelas unidades escolares estão disponíveis neste link Guia de Recursos da Escola. 


3ª Edição

Os tipos de recurso para a 3ª Edição do Prêmio Escola Transformação poderão ser destinados à revisão dos seguintes indicadores de premiação e/ou elegibilidade/desempate:

(i) Taxa de participação na 2ª Avaliação Trimestral; e

(ii) Resultado da 2ª Avaliação Trimestral.


Vale destacar que é necessário preencher um formulário para cada tipo de recurso, caso o responsável pela unidade escolar pretenda interpor recursos para mais de um critério.

A solicitação de recursos deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios.

As orientações detalhadas sobre o processo de interposição de recursos pelas unidades escolares estão disponíveis para acesso neste link Guia de Recursos da Escola.


8- Portfólio de Projetos

O recebimento das premiações em valor financeiro, referentes à 2ª e 3ª edições do prêmio, se dará por transferência de recursos às Caixas Escolares, via Termo de Compromisso. Para cada etapa premiada, as unidades de ensino receberão o valor de R$100.000,00 (cem mil reais). Este valor deverá ser executado com a aquisição de projetos pedagógicos previstos em Portfólio elaborado pela SEE/MG.

Para mais informações acesse e conheça o Portfólio de Projetos de 2022.

A escolha do(s) projeto(s)ocorre por meio de formulário eletrônico disponibilizado para as escolas premiadas após publicação no diário oficial. Na 2ª edição, o preenchimento deste formulário deve ser realizado pelo Diretor da escola premiada, entre os dias 03/10 e 07/10

A escolha de um ou mais projetos deve, conforme estabelece o Art. 16, Resolução SEE  n° 4.714/2022, precisa ter a anuência do Colegiado Escolar.

Com a disponibilização do formulário às unidades de ensino premiadas, as escolas também tiveram acesso a um vídeo tutorial para maior esclarecimento com relação ao preenchimento.

Em caso de dúvidas envie e-mail para spp.financeiro@educacao.mg.gov.br.

Disponibilizamos aqui também o Portfólio de Projetos do ano de 2021 para consulta e maiores esclarecimentos às escolas premiadas, visando sanar quaisquer dúvidas. 

9- Respostas às Dúvidas mais Frequentes 

Conheça o FAQ 1ª Edição e o FAQ_Consolidado na íntegra:

1ª Edição

1- Qual o objetivo  do Prêmio Escola Transformação?

O Prêmio Escola Transformação tem como objetivo reconhecer as escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar.  Foi instituído pela Resolução n° 4.714, de 22 de fevereiro de 2022. 

2- O que é o Índice Escola Transformação - Inest?

O Índice Escola Transformação - Inest é uma medida de qualidade calculada por meio da multiplicação de dois indicadores: indicador de fluxo escolar (F) e indicador de desempenho (D). 

3- Quantas vezes ao ano o Índice Escola Transformação será calculado?

Será calculado três vezes ao longo do ano letivo, a cada avaliação sistêmica da aprendizagem aplicada, sendo: Avaliação Diagnóstica, Primeira Avaliação Trimestral e Segunda Avaliação Trimestral (Art. 6º, Resolução SEE nº 4.714/22), conforme abaixo:



Cada um dos Inest é calculado para as três etapas de ensino: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Assim, teremos:


4- As premiações serão iguais nos 3 (três) Prêmios?

Não. Na primeira premiação foram distribuídos 350 prêmios e as escolas são agraciadas com uma menção honrosa, a segunda e a terceira premiações contarão com 350 prêmios cada uma e cada prêmio terá o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), que poderão ser utilizados conforme disposto no Artigo 16, da Resolução SEE nº 4.714/2022, mediante a escolha* no Portfólio Pedagógico de um projeto ou um combo de projetos que feche o valor de R$ 100.000,00, ou R$ 200.000,00 ou R$ 300.000,00 (caso a escola seja premiada em mais de uma etapa).


*OBS: Os projetos escolhidos pela escola deverão ter anuência do Colegiado Escolar para as ações que desejam implementar, além de estar de acordo com a legislação vigente.


 5- Como será repassado esse valor às escolas agraciadas?

O repasse de recursos se dará por meio de termo de compromisso. Importante lembrar que as escolas premiadas deverão contar com as caixas escolares aptas para o recebimento do recurso. Conforme Artigo 12 da Resolução nº 4.714/2022, “A escola cuja Caixa Escolar esteja inapta a receber recursos da SEE será desclassificada da premiação''.

6- Quais são as categorias do Prêmio que as escolas concorrem?

Na primeira edição, a categoria única é a das melhores taxas de participação, em todas as áreas de conhecimento, dos estudantes na primeira avaliação do ano, que é a Avaliação Diagnóstica.

Na segunda edição do Prêmio, são duas as categorias:

Na terceira edição do Prêmio, são duas as categorias:

7- Como é feita a distribuição destes  prêmios?

Para os Melhores Inest-2:

Para as melhores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2:

2ª Edição

1- Quantas vezes uma escola pode ser premiada na segunda edição? 

Uma escola pode ser premiada apenas uma vez em cada categoria de premiação, por etapa de ensino, assim sendo, uma escola pode ganhar um prêmio na Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, mais um prêmio na Etapa do Ensino Fundamental Anos Finais e mais um prêmio na Etapa do Ensino Médio; o que totaliza (3) três prêmios que é o máximo que ela pode ganhar - caso a escola oferte todas as etapas de ensino.

*OBS: A escola que concorre e é premiada na categoria de melhor Inest-2 (categoria I) em determinada etapa - por exemplo, no Ensino Médio - não poderá concorrer novamente na categoria de melhores variações percentuais na mesma etapa, portanto, será premiada em apenas uma das categorias por prêmio caso oferte somente uma das etapas de ensino.

2- Qual o período e as avaliações de referência para o cálculo dos indicadores referentes à 2ª premiação?

O período de referência depende de qual indicador da premiação se trata, a saber:

Confira as datas no Calendário Escolar 2022.

3- Todas as escolas estaduais participam do Prêmio Escola Transformação?

Todas as escolas estaduais que alcançam os valores indicados para os critérios de elegibilidade e que ofertam ensino regular, ensino integral e/ou integral profissional, conforme consta na Resolução SEE nº 4.714/2022. Nesta edição, participam as escolas que ofertam 5º ou 9º anos do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio da modalidade regular, conforme definição do Censo Escolar. Serão desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.

4- Quais são os critérios de elegibilidade para que a escola seja participante da 2ª Edição do Prêmio?

Para que a escola seja elegível ao Prêmio é necessário atingir, na última avaliação de rede aplicada, uma taxa de participação igual ou superior a:

5- Qualquer escola participante do prêmio pode interpor recurso?

Sim. A interposição de recursos faz parte do direito e da transparência do Prêmio e é uma forma da escola não ser prejudicada.

6- Qual o período de interposição de recursos pelas escolas?

Para a Segunda edição, o período para interposição de recursos pelas escolas será entre os dias 05/09 a 14/09.

7- Quais os períodos de análises dos recursos interpostos?

Período de análises pelas SREs de 12/09 a 19/09.

Período de análises pelo CAEd de 19/09 a 23/09.

8- Onde encontramos o formulário eletrônico para interposição de recursos?

Formulário eletrônico específico no Portal Simave  >  Card “Prêmio Escola Transformação”. O acesso ao formulário está disponível no Login do Diretor e Coordenador Escolar.

9- Todos os recursos mesmo sendo em grande quantidade serão analisados?

Sim, todos os recursos interpostos no período estipulado e seguindo as orientações corretas serão analisados pelas SREs, pela Equipe de Avaliação de Recursos do Órgão Central, e pelo CAEd, conforme abrangência de atuação de cada equipe.

*OBS: Os recursos interpostos e deferidos serão analisados em meios digitais pelo CAEd no que couber, e os recálculos do resultado serão devidamente realizados pela SEE.


10- Os recursos interpostos pelas escolas, encaminhados para as SREs analisarem poderão ser deferidos ou indeferidos. Após a SRE analisar como deferido é possível ele ser indeferido na análise pelo CAEd?

Após deferido pela SRE se houver alguma inconsistência percebida durante a análise do CAEd, o recurso será analisado em outras ferramentas tecnológicas, e, comprovando a inconsistência no que foi alegado pela escola, o recurso poderá sim ter o status alterado de DEFERIDO para INDEFERIDO.

11- A escola que já foi premiada na 1ª Edição, agora para o 2º Prêmio, concorre de igual forma com as outras que não foram premiadas?

Sim. A escola que foi premiada no 1º Prêmio concorre ao 2º Prêmio sem privilégios, o que permite que outras unidades de ensino possam também ter práticas e experiências exitosas, reconhecidas. 

12- A premiação levou em consideração o porte das escolas para classificação/ premiação? 

Sim, as escolas participantes concorrem em quatro grupos:

I - Porte 1 (um): até 250 matrículas ativas;

II - Porte 2 (dois): entre 251 e 500 matrículas ativas;

III - Porte 3 (três): entre 501 e 1.000 matrículas ativas; e

IV - Porte 4 (quatro): mais de 1.000 matrículas ativas.

13- Quais os tipos de recursos podem ser interpostos sobre os estudantes da escola?

É possível interpor recursos para taxa de participação dos estudantes na Avaliação Trimestral, sendo:

Para os estudantes esperados (matriculados)

Para os estudantes presentes (avaliados)


14- Os alunos aparecem com nomes duplicados na listagem de turma e com resultados diferentes de participação nas avaliações. Como devo solicitar correção no formulário de recurso?

A escola deve entrar com o recurso para correção de duplicidade, e na justificativa deve especificar os nomes dos estudantes que estão duplicados e precisam ser excluídos. Como estão aparecendo resultados duplicados e diferentes para o mesmo estudante, deve-se incluir os prints das telas com o que está incorreto e com os resultados exatos das avaliações, que serão os que precisam permanecer na turma.


*OBS: Este documento de perguntas e respostas mais frequentes visa ajudar a dirimir possíveis dúvidas comuns que recebemos. Para maiores informações consulte na íntegra a Resolução SEE Nº 4.714/2022. Consultem também o Guia de Recursos e o hotsite Estude em Casa, que são documentos elaborados para esclarecer e amparar todas as escolas e Regionais sobre o Prêmio Escola Transformação.


10- Lista de Escolas Premiadas


Disponibilização da lista de escolas premiadas, após recursos, prevista para junho/2022.

Lista



Disponibilização da lista de escolas premiadas, após recursos, prevista para outubro/2022.

Lista



Disponibilização da lista de escolas premiadas, após recursos, prevista para novembro/2022.

Lista