CADERNO DE ATIVIDADES - 2021

Encontram-se disponíveis os Cadernos de Atividades mencionados no Memorando-Circular nº 24/2021/SEE/SPP de 18/10/2021, elaborados a partir da identificação de habilidades não consolidadas pela maior parte de nossos estudantes, conforme resultados das avaliações Diagnóstica e Trimestrais aplicadas na rede.

Os cadernos reúnem um quantitativo de atividades de Língua Portuguesa e Matemática distinto, conforme etapa de ensino:

É sabido por todos nós, profissionais da educação, que nessas etapas de ensino os estudantes apresentam particularidades que comumente demandam o cuidado próprio das transições, que devem acontecer de forma acolhedora e articulada, garantindo um percurso contínuo de aprendizagem, com qualidade.

Para apoiar e fomentar essa transição do estudante para o Ensino Médio e mitigar os impactos da pandemia é importante fortalecer o processo de aprendizagem ainda neste ano letivo, identificando  as  habilidades essenciais à continuidade dos seus estudos ainda não consolidadas e desenvolver estratégias de intervenção pedagógica com atividades significativas e equitativas associadas a essas habilidades. 

Uma intervenção assertiva permitirá que o estudante inicie o próximo ano letivo e a nova etapa de ensino sem maiores defasagens em seu processo cognitivo, evitando os potenciais abandono, evasão ou reprovação.   

Para tanto, encaminhamos às escolas um caderno de atividades com itens cujas habilidades não foram  consolidadas pela maior parte de nossos estudantes, conforme resultados das avaliações diagnósticas e trimestrais. Nestes cadernos estão contemplados os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, para os estudantes do 5º e 9º do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

O caderno de atividades poderá ser uma ferramenta complementar ao material já disponível no Portal SIMAVE, para subsidiar o diagnóstico das dificuldades dos estudantes e a delimitação das intervenções pedagógicas necessárias para a superação dessas dificuldades. 

Para mais informações, consulte o Memorando na íntegra.

Caderno de Atividades

Caderno de Atividades
GABARITO